Quando se recebe o diagnóstico de  doença celíaca, muitas questões começam a  ser feitas. Há muito o que pensar, fazer e administrar. É complicado assimilar o diagnóstico e mais ainda as implicações que vem com ele.

Uma dessas implicações é a contaminação. E você começa a se questionar onde essa contaminação está presente.

Um dos pontos principais é a cozinha de casa, é nela que você irá preparar seus alimentos. Aí vem a pergunta:

 

Por onde devo começar?

 

 

  • Em primeiro lugar devemos limpar os armários e arrumar a despensa, eliminando os  alimentos que contém glúten, doando ou separando os que contém glúten dos que não contém.

Muitas vezes vivemos com outras pessoas que não têm a necessidade de fazer a dieta conosco, por isso é importante, se você vai continuar a ter produtos com glúten na sua cozinha, que eles estejam em um lugar separado dos seus sem glúten.

 

 

  • Em segundo, os utensílios domésticos. Esses, por mais bem lavados que estejam, sempre acumulam algum resíduo, principalmente os de plástico, madeira, silicone e fôrmas.

Se não puder eliminá-los ou doá-los, é importante que você tenha os seus em separado, usados só para os alimentos sem glúten.

 

 

  • Eletrodomésticos da cozinha acumulam resíduos. Torradeira, batedeira, processador, liquidificador devem ser substituídos. O forno, microondas e geladeira devem ser bem limpos para que qualquer resíduo de glúten seja eliminado.

 

 

  • Se você compartilha a cozinha com pessoas que consomem glúten, é importante também que você tenha o seu próprio pote de margarina, geléia, etc… bem identificados para que não sejam contaminados com farelos com glúten e assim contaminando seu alimento.

 

  •   IMPORTANTE:

 

Tudo o que for para uso de alimentos sem glúten deve estar identificado e separado dos demais.

E sempre que manipular algo que contenha glúten, lave muito bem as mãos e verifique a sua roupa, pois se você fez um lanche com glúten para alguém e não lavou bem as mãos, a sua mão irá contaminar, assim como farelos que podem cair na sua roupa.

Pode parecer que sejam  muitas informações, mas com o tempo você irá se acostumar, tornando-se natural e fazendo parte da sua rotina.

Não desanime. É muito trabalho, mas vale a pena e a sua saúde agradece.